domingo, 9 de dezembro de 2018

História dos Reis Magos


Os Reis Magos


Resultado de imagem para reis magos imagens


Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior.Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.Nós festejamos o dia de Reis no dia 6 de Janeiro.Uma tradição dos Reis é o Bolo Rei.



Lenda do Bolo Rei

 Quando o Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para  o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.



Tradições do Dia de Reis em Portugal

O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro.Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte.Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo,o acordeão e a viola.Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida .O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem   às almas dos familiares que já morreram.

Popular




Sem comentários:

Enviar um comentário