quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Histórias em 77 palavras

Escrita Criativa 
Pretende-se que os alunos escrevam textos em português. Neste blog da escritora Margarida Fonseca Santos, estão publicados os textos que os alunos vão escrevendo. 
histórias em 77 palavras

Alunos 4º ESO

Desafio nº 30- Provérbio à esquerda


Mais escrever, menos falar. O texto tem que avançar.
Vale a pena tentar se a imaginação não nos faltar.
Andar com a cabeça sobre os ombros nem sempre é fácil.
No planeta das comunicações, internet e whatsapp
Mar bravo e perigoso por onde navegamos
Alto, bonito, onde sonhamos acordados
Que com o vento se desvanece
Nas velas da fantasia onde somos os capitães.
Bocas e corpos de sereia emergem
Do infinito oceano, despertando gigantes adormecidos,
Mundo fora.

Desafio nº 59 - 14 vezes a palavra não

Sem til!

Escrever um texto? Não! Responderam em uníssono. Não seríamos capazes. Não temos vocabulário suficiente, não sabemos conjugar os verbos, não sabemos utilizar muito bem os possessivos e é melhor não arriscar.
Quem não arrisca não petisca. Uma troca de olhares, tímidos sorrisos e não há tempo a perder.
O texto começa e alguém exclama “oh, não”! O nosso teclado não tem o til, não podemos escrever não.
Escrevemos sem til?
Não! Inserir símbolo, selecionar, ok. Já está.





Texto coletivo - alunos 2º. bachillerato

Desafio nº 57-  palavras começadas por G em todo o texto, estando entre cada palavra com G, poderá haver uma ou duas palavras livres

Alvoroço na granja

Grande
 alvoroço na granja! Os galos cantam, galinhas cacarejam, grunhem os porcos, grasnam os patos, gatos miam, os grilos cantam, os gaios voam de galho em galho, saltam gafanhotos, barulhentas gralhas esvoaçam em grupo. Há grande algazarra no galinheiro, o galo capão galando as galinhas! Os galgos velozes seguem Germano, que vem galopando no galeão, cavalo gabado na região. Gertrudes, cozinheira, grelha a garoupa, coze o grão, salteia os grelos guisa a galinha com vinho Gatão.


Desafio nº  - 7 vezes a palavra sete

Texto de Ángela- aluna de 4º ESO


Eu moro na Avenida de la Hispanidad, número sete, em Herreruela.
Tenho sete irmãos e sou a única rapariga. Sou alegre, simpática e bem disposta.
Na minha vila tenho sete amigas e juntas formamos o grupo das Sete Formosas Extremenhas.
Viajamos muito e já cantámos no hotel das Águias durante a estadia de sete dias em Lisboa.
Fomos ao cinema e vimos o filme Os sete Pecados Mortais, fomos à revista e vimos Os sete pecados capitais.

Desafio nº 7 - 7 vezes a palavra sete

Texto de Ismael Serrano Piris

Nestas férias de Natal começámos a viagem no dia vinte e sete de dezembro e regressámos no dia sete de janeiro.
Estivemos sete dias viajando e o resto do tempo na casa da minha tia,
Para começar, fomos a Madrid, onde andámos às compras no centro comercial. No dia seguinte, às sete da manha apanhámos o autocarro e foi muito aborrecido fazer uma viagem de sete horas. Mas parámos para descansar sete vezes. Chegámos por volta das sete da tarde. Foi muito divertido.


Desafio n 61 - 7 frases começadas por Quando

Texto de 3 ESO - Esther, Sara e Sofia

Quando te vejo sinto uma sensaçao muito especial e bonita
Quando falo contigo tremem minhas pernas e sinto-me envergonhada
Quando os meus olhos veem os teus o meu coraçao bate mais rápido
Quando estou contigo sou a mulher mais feliz do mundo, do universo, só por ter-te
Quando me beijas a tua boca é um doce caramelo, 
Quando me abraças no inverno tiras-me o frio
Quando vou dormir penso em ti, permaneces a meu lado, és sonho! Amo-te.


Desafio nº 7 - em castelhano 7x la palabra 7

Texto de 3º de ESO - ano letivo 2015/2016

Somos  un grupo de siete amigos inseparables.
Una vez a la semana nos juntamos y ensayamos en el grand teatro de Mérida, en el numero siete de la plaza Blancanieves.
Hemos participado en dos teatros infantiles, Los siete enanitos  y El lobo y los siete cabritillos. Desde entonces nos llaman los siete magníficos. Somos uno para todos y todos para uno.

Estamos preparando El siete de copas que se va a estrenar el día siete de julio.











Sem comentários:

Enviar um comentário